Receitas Caseiras para Espantar Insetos

Cada vez mais temos que aprender a lidar e conviver com insetos em nossas casas. Claro que essa convivência não é nada amistosa, e na maioria das vezes precisamos recorrer a produtos químicos. Porém, você pode optar por soluções naturais que têm o mesmo efeito.

Espantar InsetosAlém de economizar algum dinheiro, você pode ainda ajudar a saúde da sua família. Mesmo os produtos químicos, industrializados, à base de água, podem trazer algumas reações alérgicas.

Esses bichos desagradáveis não estão apenas dentro das nossas casas, mas também fora dela, no pátio, na sacada, e geralmente são atraídos por plantas, e folhagens.

Veja abaixo algumas das principais receitas que podem ajudar você a ganhar essa guerra com os insetos:

Macerado de alho
Esmagar 10 dentes de alho em 2 litros de água. Deixe essa mistura descansando por 10-15 dias. Após esse período, misture 20 litros de água e utilize essa mistura final para pulverizar nas plantas atacadas por pulgões.

Camomila Contra InsetosCamomila
Faça um chá com as flores da camomila e aplique nas suas plantas. Além de servir como um estimulante para plantas fracas ajuda a combater várias doenças causadas por insetos, parasitas e fungos.

Coentro
Bata 200 gramas de folhas de coentro no liquidificador com1 litro de água. Utilize essa mistura para pulverizar as suas plantas. Além de ajudar no combate a ácaros (pequenos aracnídeos – da família da aranha) combatem os pulgões (são insetos muito pequenos, geralmente sem asas, com1 a 5 milímetros – atacam principalmente couves e repolhos).

Folha EucaliptoEucalipto
Coloque algumas folhas de eucalipto no recipiente para evitar insetos em grãos armazenados.

Manjericão
Esmague 100 gramas de folhas de manjericão com 1 litro de água e pulverize em folhas, cantos, superfícies. Serve como inseticida contra moscas e mosquitos e ajuda a controlar algumas doenças de folhagens e plantas.

Citronela: o óleo de citronela é um produto muito usado para afastar bichos e como repelente de mosquitos. A citronela é considerada um repelente natural e pode ser feito artesanalmente em sua casa. Para isso, basta pegar 20 ml de óleo de citronela ou a essência de citronela, misturar em 100 ml de veículo para perfumaria, álcool de cereais ou na falta pode ser até com água mesmo. No caso da água, o óleo não vai misturar e é preciso sacudir o frasco na hora de aplicar.

Citronela MosquitoMisturando: colocar em um recipiente algumas folhas de tomateiro, alguns dentes de alho esmagados, algumas pimentas daquelas conhecidas como dedo-de-moça, já maduras e algumas folhas de hortelã. Leve tudo ao liquidificador e bata, até ter tudo triturado. Se preferir, esmagar bem, até conseguir o mesmo resultado.

Depois disso, acrescente água fria. Deixe a mistura curtir por 24 horas e depois coe.

Utilize esse líquido para pulverizar locais e superfícies, e até mesmo folhagens.

Comentários

Deixe uma resposta