Quanto devo Pagar por um Imóvel?

Valor de ImóvelVocê encontrou a casa dos seus sonhos! Após longa busca, finalmente, decidiu que quer comprar o imóvel. Isto marca um passo importante em seu objetivo de se tornar um proprietário, mas para isso acontecer de fato, você precisa dar uma oferta primeiro.

Seu corretor de imóveis vai apresentá-lo ao vendedor, ou você pode falar diretamente com ele, caso não esteja utilizando um agente. Se sua oferta for aceita, basta dar entrada na documentação.

A oferta é essencial. É importante estar, por isso, bem orientado. O mais importante é ter expectativas realistas, para que você tenha mais chances de sair com um resultado positivo.

Antes de formalizar a sua proposta é importante que você responda às seguintes perguntas:

 

De quanto deve ser a minha oferta?

Este é um dos fatores mais influentes na aceitação ou rejeição de uma oferta. O preço não pode ser aleatório. Para isso, você deve saber o real valor de mercado do imóvel para comprar, algo que o seu agente imobiliário pode ajudar, ou se você deseja investigar de forma independente, avalie as vendas parecidas na mesma área onde a está a propriedade.

Se você souber em quanto está avaliado o imóvel, ou já tiver uma oferta, pense em algo bem próximo desses valores. Isso não significa que deva ser abaixo desse preço. Dependendo da propriedade há momentos em que o valor da oferta excede o preço de venda. Esta decisão é sempre do comprador.

Sabendo por quanto foi avaliado, e por quanto tempo está exposto a venda você pode conseguir determinar um preço de oferta.

 

Quem está vendendo?

Você sabe quem é o vendedor? Se a sua oferta está sujeita a aprovação de terceiros, pode demorar um pouco para você ter um retorno. Ou ainda se o imóvel for de um banco ou de um fundo de investimento, essa decisão não tem muito espaço para negociação.

Quais são as exigências locais de onde está a propriedade?

Esclarecer se há restrições quanto a decoração, pintura e plantação no quintal, e se o condomínio (se houver) inclui serviços, e quais são esses serviços.

 

CorretorO que está incluído na venda?

Veja se estão incluídos os equipamentos e acessórios que estão na propriedade. Não presuma que tudo que você viu quando foi visitar, de fato vai ficar quando você comprá-la. Pergunte sobre ventiladores, ar-condicionados, cortinas e outros eletrodomésticos, principalmente itens sob medida.

 

Quais são os custos envolvidos na minha compra?

Além do preço, pergunte se os vendedores cobram porcentagens e veja se você está disposto a pagar. Você também deve incluir os custos por reparos, e principalmente com a documentação. Veja se toda a documentação está em dia, e se não há impostos atrasados.

 

Quando vai acontecer a venda?

A oferta deve definir a data de aprovação, o depósito inicial e depósito adicional e também a origem do crédito. É importante saber a data em que a propriedade será entregue, principalmente se a propriedade estiver ocupada.

Comentários

Deixe uma resposta