Limpeza Desocupando Espaço e Jogando no Lixo

Gesso no tetoDesfazer-se de algumas coisas pode parecer uma tarefa um pouco difícil, tando que às vezes preferimos deixar tudo como está. Porém saiba que é muito importante se desfazer de coisas que você não usa mais, pois não só ocupam muito espaço, como também acabam te impedindo de encontrar coisas que talvez de fato você precisasse.Abaixo você vai ter um roteiro para conseguir organizar sua casa e a sua vida em 12 semanas, deixando ficar apenas aquilo que realmente importa:

 

Jogar Lixo Fora1ª semana: o óbvio

Jogue tudo aquilo que não é necessário, mas que faz você perder tempo limpando. Não precisa pegar um quarto e organizá-lo todo, a ideia é fazer aos poucos em todos os cantos, assim você não corre o risco de desistir. Não esqueça daquilo que já não faz mais sentido como presentes de pessoas que não estão mais na sua vida, ou aqueles itens que estão quebrados ou trincados.

2ª semana: banheiro

Sabe todos aqueles vidrinhos e potinhos vazios ou velhos? Jogue tudo fora agora mesmo. Se você ficar com alguma pena, veja o prazo de validade: se faltar menos de um mês, coloque fora. Se até agora você não o usou, não vai fazer isso nos próximos 30 dias. Aquilo que ficar, procure organizar em uma caixa.

3ª e 4ª semanas: áreas sociais

Essas áreas são aqueles cômodos da sua casa como a sala de estar, sala de jantar e outras partes em que toda a sua família se reúne. Geralmente nesses espaços você acaba acumulando revistas, jornais, DVDs, CDs e coisas que vão ficando um tanto quanto desatualizadas (ou velhas mesmo). Jornais e revistas com mais de 6 meses devem para o lixo, e quanto aos DVDs e CDS veja aqueles que não são relevantes e doe.

Cozinha de Casa5ª semana: cozinha

Todos aqueles aparelhos que você tem, mas não costuma utilizar, podem ir para o armário da garagem. Aquele espremedor de fruta que você ganhou da sua avó, pode ir parar dentro de um saco plástico, e depois ficar lá na garagem. Coisas duplicadas podem ser doadas! Quanto à geladeira, não guarde por muito tempo sobras. Procure fazer a medida exata que sua família geralmente come. Não congele nada!

6ª semana: roupas

Procure em todos os guarda-roupas da casa. Não poupe nenhum! Pegue uma caixa, e coloque todas as peças que podem ser doadas. Aquelas peças um pouco mais “usadas” podem ser promovidas a roupa de ficar em casa, e aquelas outras que você não usa por algum tempo, podem servir para outra pessoa.

7ª e 8ª semanas: quartos

Peça para todos organizarem itens que podem ser guardados. Cada um terá uma caixa com o seu nome, e essa caixa ficará na garagem (pelo menos até o próximo ano).

Caixas Porão9ª, 10ª e 11ª semanas: sótão, porão e a garagem

Veja as caixas que estão nesses locais há muito tempo, assim como tudo que já está guardando nos cantos e nos armários. Abra espaço!

12ª semana:

Alguma coisa pode ser doada. Leve essas coisas para aquele almoço de domingo: você não precisa vender, mas pode acabar doando e se desfazendo de tudo!

Comentários

Deixe uma resposta