Guia de Cores para Pintar sua Casa

Cores PinturaEspecialistas estudam a relação entre as cores e o humor das pessoas por vários anos. Atualmente, muitos deles acreditam que as cores não só podem causar diferentes reações emocionais, mas também melhoram o humor e bem-estar interior. Alguns estudos recentes sugerem que ao invés de ver a cor, as pessoas experimentam. Assim, acredita-se que cada pessoa “sinta” a cor de forma emocional, e não racional.

As cores podem ser divididas em três tipos básicos: ativas, passivas e neutras. Se você se lembrar e utilizar esses princípios básicos você poderá pintar e decorar a sua casa da maneira que melhor se adequa ao que você está tentando transmitir:

Rosa: calmo, afeto.

Amarelo: força, aumenta a energia, expande o tamanho de um quarto também.

Branco: purifica, unifica, dá mais vida para as outras cores.

Preto: autoridade, mostra disciplina, incentiva a independência.

Laranja: força, estimula o apetite e o diálogo.

Vermelho: potência.

Verde: frescor, equilíbrio.

Roxo: conforto, cria um certo mistério.

Azul: relaxante, refrescante.

Misturar ou combinar as cores dentro de um esquema de cores é uma excelente maneira de equilibrar a cor e a emoção, e proporcionar uma sensação de boas vindas aos seus convidados.

Parede BrancaParedes neutras: as cores neutras como o branco, o amarelo, o cinza, o bege transmitem uma mensagem de calma e paz para o nosso cérebro. Não é coincidência que os escritórios de médicos, spas e centros de saúde mental têm paredes com cores neutras.

 

 

Parede LaranjaParedes claras e quentes: para criar uma atmosfera acolhedora para a sua sala você deve usar cores vivas e quentes, como amarelo, laranja e vermelho. Essas cores são boas opções para os quartos que são frios, por exemplo, devido à luz solar limitada. Combinando vários tons de cores quentes você conseguirá reações positivas.

Uma das cores mais recomendadas é o amarelo. Ela adiciona muita vitalidade para as salas escuras, por isso mesmo os terapeutas frequentemente usam em as suas clínicas ou consultórios. Você pode conseguir esse mesmo efeito se utilizar a cor amarela para cozinhas e lavanderias. Amarelo também pode ser usada para aumentar a energia.

Parede Azul MarinhaParedes refrescantes: nos quartos onde existe abundância de sol, as cores frias podem fornecer um certo frescor ao ambiente. A cor verde, por exemplo, é perfeita para quartos, salas de jogos e áreas de atividade. Outras cores frias, como o azul-marinho ou verde-escuro, pode evocar até mesmo tristeza. Por esta razão, as cores refrescantes não são geralmente utilizadas em grandes áreas.

Parede Tijolo AparentePara fazer combinações de cores nos quartos não há necessidade de pintar as paredes de cores diferentes, por exemplo, ficaria muito bem uma parede de tijolos vermelhos expostos, com poltronas cobertas por mantas brancas. As cores mais refrescantes fazem um ambiente parecer maior do que realmente é, enquanto as cores quentes podem dar a impressão de salas menores, mas aconchegantes. Cortinas beges adicionam um toque de classe e luxo a qualquer ambiente.

Parede Quarto Cor Laranja

Comentários

Deixe uma resposta