Cuidados com Móveis de Madeira

Publicidade:

Alguns dos móveis mais bonitos e mais antigos que você deve ter, ou conhecer são de madeira. Aqueles móveis da sua avó, por exemplo, hoje em dia são difíceis de ser encontrados, por isso é bom começar a cuidar dos seus também.

Restauração móveis de madeiraUma mobília de qualidade com um acabamento de cera precisa de manutenção adequada, pelo menos, duas vezes por ano, ou você pode perder em qualidade e vida útil. Isto é especialmente importante se o seu mobiliário for antigo. Toda semana, você tem que cuidar da superfície do móvel, removendo o pó com um pano de algodão macio e esfregando suavemente a cera para conseguir um brilho. Se o seu mobiliário é pintado o tratamento de limpeza profunda que lhe dará uma vida útil maior e ainda fará pequenos arranhões desaparecem.

Prepara uma mistura de partes iguais (um terço) de óleo de linhaça ou vaselina, álcool e terebintina. Eles também vendem produtos comerciais em ferragens e lojas especializadas que irão facilitar o trabalho. É importante que você se concentre em marcas que são voltadas para o tratamento de mobiliário antigo, porque eles vão ser de melhor qualidade (e evitarão dor de cabeças futuras).

Escrivaninha MadeiraCom uma palha de aço muito fina embebida na mistura, esfregue a superfície dos móveis suavemente. Deixe repousar por cerca de 30 minutos e retire o excesso com um pano de algodão. Retire tudo até que a superfície esteja seca.
Em seguida, com outro pano de algodão passe uma cera incolor, de forma que fique uniformemente distribuído. Deixar secar também. Você pode utilizar aquelas ceras que são vendidas em qualquer grande supermercado. Nas próprias embalagens você encontrará recomendações para uso, e ainda algumas dicas de como conseguir o melhor ao utilizá-los.

Madeira Demolição MóvelCom todos esses cuidados o seu mobiliário de madeira ficará protegido por muito tempo e ainda sempre manterá um brilho natural. Procure não utilizar produtos que deixam muitos resíduos de cera (ou que não sejam específicos para isso), pois acabam criando uma camada de cera na superfície, ou ainda facilitando o acúmulo de pó e sujeira.

Publicidade:

Repita o tratamento duas vezes por ano, ou se você encontrar alguma mancha ou arranhão na superfície.

Esses móveis ficarão por muito tempo na sua família, e ainda ajudarão você a economizar algum dinheiro, pois sua durabilidade e conforto são muito superiores aos produtos encontrados em lojas de departamentos atuais.

Cristaleira RústicaSe você não costuma fazer a limpeza de seus móveis, e tem alguma funcionária que é responsável por isso, fale com ela e dê essas dicas. Às vezes as opções mais fáceis podem ser utilizadas, o que a longo prazo pode gerar incômodos como restauração e reparos nos móveis. Procure informar quais os produtos devem ser utilizados e de quanto em quanto tempo isso deve ser feito.

Posts Relacionados:

Comentários

Deixe uma resposta