Comprar e Alugar Imóvel Atenção aos Truques do Mercado

Vende-se Imóvel JornalParece ser uma tarefa bastante simples: visitar sites especializados, olhar classificados em jornais e revistas, procurar por placas. Ainda que você não tenha nenhuma experiência em procurar imóveis para comprar ou alugar, isso não parece apresentar nenhuma dificuldade, certo? Errado. A primeira dica é procurar muito, e depois observar alguns passos importantes:

Anúncios
A ideia de quem está anunciando é, com toda certeza, finalizar o negócio. Até aí nenhuma dúvida, o problema está nos métodos muitas vezes utilizados. Tanto em sites quanto em jornais, alguns proprietários e imobiliárias utilizam de artifícios para chamar a sua atenção. Aquele apartamento JK, por exemplo, pode se transformar em um apartamento de 1 dormitório tanto no título do anúncio como nas fotos.

Corretores
Todos os imóveis anunciados por corretores têm uma lista enorme de interessados e no dia seguinte serão vendidos. Você sempre ouvirá isso, não importa o contexto. Esses truques são para pressioná-lo a fazer uma oferta. Mas lembre-se: tenha paciência, pois um imóvel requer muita atenção, já que não poderá ser devolvido facilmente. Tanto na compra como no aluguel, você terá que preencher documentos e dar garantias.

Maquiagem
Toda maquiagem dura, em média, um ano. Após doze meses aquela parede mostra onde estão os buracos, o rodapé cai, os azulejos se soltam. O problema está exatamente nesse prazo, pois geralmente após todo esse tempo você já está morando no novo imóvel. Uma dica é procurar por toda essa maquiagem batendo nas paredes, por exemplo.

Comprar um imóvelVizinhança
Quando você for visitar um apartamento, veja o que tem na sua volta. Visite-o em diferentes horários. Daqui a pouco, se você visitá-lo apenas no sábado ou domingo, não vai conseguir perceber que bem ao lado da sua janela tem um barulho infernal, por exemplo.

Custos
Pesquise tudo que você gastará tanto na negociação como ao longo dos meses. Tome cuidado com condomínios que costumam fazer chamadas extras como pinturas, ou reformas. Pesquise se não está em tempo de fazer reformas, e se isso não pesará no se bolso.

Vagas
Quase todos os anúncios trazem uma vaga de garagem, porém quase 90% dos casos a vaga é apenas rotativa. Ou seja, você não terá nenhuma garantia de que seu carro ficará em segurança na garagem. Poucos prédios têm vagas, e sim estacionamentos. Pergunte se a vaga está escriturada, ou se é rotativa. Uma variação do golpe é dizer que a vaga é prevista em ata de condomínio. Ela ainda assim não é sua, e ainda você poderá perdê-la. Verifique a tal ata, e converse com os outros moradores.

Serviços
Verifique o que tem de serviços extras, e como é feito o pagamento desses adicionais. Alguns poderão ser pagos quando utilizados, porém, na maioria dos casos, você pagara por tudo mesmo sem utilizar.

Comentários

Deixe uma resposta